Menu

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Engano

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?
Eu, o Senhor, esquadrinho a mente, eu provo o coração; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.


Nesses versos podemos contemplar que Deus  julga a cada um segundo suas mentes e coração, a mente por aquilo que desejamos e ambicionamos ou seja intenções e o coração para aquilo que fazemos, a mente impura é condenada por Deus porém o coração quando fica impuro torna todo o corpo impuro com suas atitudes.
Apocalipse 12:9  Assim, o grande Dragão foi excluído para sempre. Ele é a antiga serpente chamada Diabo ou Satanás, que tem a capacidade de enganar o mundo inteiro. Ele e seus anjos foram lançados à terra.
Sendo assim, muitos reis e homens de Deus foram enganados por seus próprios desejos levando-os a cometer pecados contra Deus. Logo no início da Bíblia vemos essa situação quando Eva, a primeira mulher desobedeceu e levou seu marido Adão à desobediência comendo o fruto da árvore proibida veja: Gênesis 3:13E disse o Senhor Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.” Eva foi enganada por Satanás, que aproveitou-se da curiosidade e ambição dela em ser como Deus e enganou-a.Gênesis 3:5 Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus. A ambição demasiada leva ao engano. Só para constar a Bíblia é clara ao dizer que Adão não foi enganado, somente Eva foi enganada.
1 Timóteo 2:14 E mais, Adão não foi enganado; mas a mulher é que foi enganada e caiu em transgressão.
Na Bíblia vemos uma advertência de Jesus acerca de suas palavras e profecias ditas em Marcos 13:5,6Olhai que ninguém vos engane; Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.” Satanás o enganador nos dias atuais já tem um novo fruto proibido para oferecer: a descrença e desconfiança. Só estaremos firmes se Deus estiver operando milagres e sinais visíveis? Nos momentos mais difíceís Deus também está conosco mesmo que não notamos diretamente. Hebreus 13:5  Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.
Assim também que possamos ser claros, pois num episodio da Bíblia estava Paulo ensinando Sérgio e havia um encantador que ficava a todo momento lançando dúvidas e engano a esse novo convertido. Paulo cheio do Espírito Santo dá uma demostração que Deus não se agrada de engano. Vejamos Atos 13:10,11: Disse: Ó filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perturbar os retos caminhos do Senhor?
Eis aí, pois, agora contra ti a mão do Senhor, e ficarás cego, sem ver o sol por algum tempo. E no mesmo instante a escuridão e as trevas caíram sobre ele e, andando à roda, buscava a quem o guiasse pela mão.”


Em Deus  não encontramos engano algum, como diz Tiago 1:17: Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. Que na nossa boca não haja engano pois o engano é coisa de Satanás. Mateus 5:37: Seja, porém, o vosso falar sim, sim; não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna. E que fique o alerta quem engana será um dia enganado pois os olhos de Deus estão sobre todos os lugares. 2 Timóteo 3:13,14: Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados.
Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido.