Menu

domingo, 27 de março de 2016

Larga o véu!

Olhando, pois, Arão e todos os filhos de Israel para Moisés, eis que a pele do seu rosto resplandecia; por isso temeram chegar-se a ele.
Então Moisés os chamou, e Arão e todos os príncipes da congregação tornaram-se a ele; e Moisés lhes falou.
Depois chegaram também todos os filhos de Israel; e ele lhes ordenou tudo o que o Senhor falara com ele no monte Sinai.
Assim que Moisés acabou de falar com eles, pôs um véu sobre o seu rosto.
Porém, entrando Moisés perante o Senhor, para falar com ele, tirava o véu até sair; e, saindo, falava com os filhos de Israel o que lhe era ordenado.
Assim, pois, viam os filhos de Israel o rosto de Moisés, e que resplandecia a pele do seu rosto; e tornava Moisés a pôr o véu sobre o seu rosto, até entrar para falar com ele.


A vida de intimidade com Deus, nos leva a refletir a gloria, podemos notar algumas lições importantes a respeito do véu que encobre a gloria de Deus.
No episodio aqui relatado, podemos ver que Moisés após uma intimidade com Deus recebeu uma direção do Senhor (tábuas da lei) quando nós temos intimidade com Deus somos por ele orientados, não é preciso grandes profetas ou palavras e louvores, o próprio Deus fala conosco diretamente.
A intimidade de Moíses com Deus foi tamanha que seu rosto refletiu a glória de de maneira que todos puderam ver sua família (Arão) e as pessoas importantes na nação de Israel ( os príncipes da congregação). Quando nós somos cheios do Espírito Santo as pessoas vão temer, pois seremos boca de Deus na terra e o que falarmos Deus cumprirá.
Podemos notar nesta passagem que Moíses diante da glória de Deus coloca um véu sobre o rosto representando a Santidade, e quando ele chegava diante de Deus retirava esse véu, Moíses não precisava aparentar santidade diante de Deus ele poderia ser quem ele realmente é. Porém o uso do véu não era uma medida agradavél a Deus podemos notar que Deus quer nos ver todos os dias transparentes sem véu nenhum, Paulo fala um pouco mais claramente a este respeito:
E não somos como Moisés, que punha um véu sobre a sua face, para que os filhos de Israel não olhassem firmemente para o fim daquilo que era transitório.
Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido;
E até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles.
Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará.
Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.
Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.


Aqui podemos compreender porque Moíses usava esse véu, para que não notassem que a glória de Deus se foi dele, quando pecamos a glória de Deus se vai de nós, e com isso resta apenas um vazio e um peso em nosso ser, Paulo fala para largarmos uma vida de aparencia, se é pra ser de Deus que sejamos por completo, Romanos 8.5 Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.
Paulo diz também, que velhos hábitos as vezes são difíceis de serem removidos, a pessoa que vive de aparência pode se tornar cega e querer viver nessa aparência sempre. Pode ser um habito difícil de mudar, pois ela mesmo passa a crer que seus erros são para a glória de Deus. A mudança só ocorrerá quando verdadeiramente essa pessoa se converter, abdicando totalmente o uso do véu, e compreendendo que a verdadeira santidade está em nossos corações (onde ninguém vê) e não no rosto onde todos  podem notar.
Você tem a liberdade de ser um ser humano único, especial, e andar face a face com Deus.
Por fim, Paulo nos convida a largar o véu e brilhar para que todos possam ver, e assim possamos ser transformados, diante das nossa nítidas imperfeições, Deus só muda aquele que larga o véu e permite que suas imperfeições sejam aperfeiçoadas pelo Espírito Santo.


Conclusão
Hoje sabemos que Jesus morreu, abrindo o caminho para vivermos uma vida de liberdade plena, onde somos aceitos imperfeitos, perdoados  e transformados, o véu se rasgou tornando-se notoria a presença de Deus a qualquer um que queira ele como Senhor e salvador, você pode se achegar a Deus sem barreiras, Deus tirou o véu primeiramente do seu templo, e hoje tira de cada um de nós, para que todo oculto seja tornado a vista e estando a vista que possamos refletir a glória de Deus.
E Jesus, dando um grande brado, expirou.

E o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo.

terça-feira, 15 de março de 2016

Voz de homem, voz de Mulher

A voz é um dom dado por Deus, pode ser potente, ágil, aveludada, grave ou aguda, afinal existe a voz que agrada a Deus e a que não agrada? Confesso ter um alto conhecimento da área, mas pra mim escrever sobre este tema e muito difícil.
Sabemos que o meio evangélico se agrada de vozes agudas, e vozes graves, mas quando a barreira de sexo é violada acaba trazendo polêmicas, e comentários duvidosos, se abandona o critério unção de Deus, e se aplica o critério sexualidade. Indo direto ao ponto, uma mulher com voz muito grave ou um homem com voz muito aguda, pode gerar questionamentos sobre sua sexualidade; Será que ele(a) é?
O meio evangélico fechou-se a ponto de estilizar um tipo de voz padrão a qual é aceitável para a comunidade Voz de homem, voz de Mulher acima de qualquer outra coisa e medir espiritualidade através disso, por diversas vezes me senti constrangido diante de olhares e comentários de pessoas que me recuso a chamar de evangélicas, por possuir uma voz aguda e doce, sempre evitava louvar por medo do que as pessoas poderiam falar, o chamado bullying cristão, certa vez uma mulher cega, ao me ouvir disse algo que me marcou muito a minha vida "Eu não vejo você, mas posso sentir a unção está sobre você, o fato de um homem enganar meus ouvidos me chamou a atenção para como Deus confunde a sabedoria do homem."
Tratei por muitos anos com tristeza, comentários maldosos, me esforcei para restringir a uma voz padrão aceitável, Mas Deus deu e Deus não quis tirar e não me deu espírito de covardia  como diz em II Timóteo 2.7, porque para Deus pouco importa se um Homem tem voz de mulher ou uma Mulher voz de homem, conduta reta na presença dele, é respondida por unção e esses são valores mais apreciados por Deus.
Infelizmente, vi mulheres com vozes graves em tom baritonal, e homens com vozes agudas em tom sopranisticos sofrerem bullying dentro de suas igrejas (Pois é existe Bullying nas igrejas), e desanimarem na fé e também de cantarem a Deus, se achando indignos de louvar a Deus, em casos extremos ficarem tão decepcionados com as instituições e acabarem buscando a glória em locais onde pudessem ser aceitos, pelo dom que receberam, dando chance ao maligno usar aquilo que Deus deu para eles.
A internet é escassa de informações desse tipo, pouco se sabe quem são eles, e aonde eles estão, mas de fato eles existem, EU EXISTO!  e são fiéis a Deus, homens e mulheres de Deus, com vida no Altar.
Por isso, resolvi falar de algo que vivo e sei como é. Para Deus todas as vozes lhe agradam como diz no salmo 150.6  "Todo ser que respira louve ao SENHOR. Aleluia!" Não há distinção somente agudas somente graves, (todo ser). Ter a voz aguda não altera minha sexualidade sou Homem e Deus me fez homem, e como homem casar ter filhos e viver com minha esposa segundo Deus falou e não tenho duvidas quanto a isso, ter voz aguda não  é impedimento para me achegar diante de Deus,  ele nunca desprezou, a igreja evangélica não pode abraçar o pecado, concordo; mas não pode abraçar crenças preconceituosas que não possui respaldo bíblico algum, Deve sim abraçar essas pessoas que andam em retidão no caminho do Senhor Jesus, porém possuem apenas vozes diferentes, são almas e o inimigo também quer abraça-las como a qualquer um.
Não deixe que aquilo que as pessoas pensam e falam de você torne parte de quem você é, querem nos amaldiçoar, porém somos abençoados não tenho duvidas que foi Deus quem deu o dom, numa outra oportunidade vou falar porque tenho certeza disso.
Quero encerrar dizendo as palavras de Jesus:
(MT 22:29) –  Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.
(MT 22:30) – Porque na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu.
Considere privilegiado, por possuir algo que muitos só compreenderão no céu.

sexta-feira, 4 de março de 2016

Entrevista Joatan Gomes Parte II final

Logo do Blog (EAV) e seu Criador Joatan G.
Depois de muitos acessos aos quais agradeço, pretendo responder os comentarios um a um, ma  a nossa entrevista chega a parte final, Joatan Gomes, para quem não sabe essa entrevista já havia sido planejada a mais ou menos, dois anos e pouco, mas como tudo é no tempo de Deus, e graças a ele o Joatan aceitou o convite ao qual sou grato por sua participação e desejo a ele que tenha muitos mais acessos, para quem não sabe ele possui um Blog, um Canal no YouTube, aonde divulga informações vocais sobre os cantores que estão na midia hoje, sem mais delongas vamos a parte final dessa entrevista a partir da pergunta dezessete.

17- Falando de plágio, como você lida com essa situação de plágios? Sinceramente, fico revoltado. Não sei por que as pessoas simplesmente pegam o trabalho dos outros e usam para seu benefício com o pretexto de que o conteúdo no YouTube é livre. Livre é mesmo, mas isso não
quer dizer que eu vou sair por aí baixando vídeos dos outros e postando no meu canal, sendo que ali é um veículo de divulgação e criação de seus próprios vídeos. O mais interessante é que muitos dos que fazem isso são cristãos. Alguns sei que não fazem por maldade, mas deveriam ter consciência de que alguém teve muito trabalho na produção daquele conteúdo.
18- Pode adiantar para o nosso blog os futuros analisados e algumas notinhas? Rapaz, tem tanta gente (risos). Vou citar só do gospel: Janeh Magalhães, Lydia Moisés (novas versão), Lauriete, Jessica Augusto, Eli Soares, Paulo Zuckini, etc. As notas de cada um estão disponíveis no meu blog “Banco de Dados Vocal”.
19- Pretende ser cantor também? Não sei, já quis muito. Mas acho que o que Deus tiver pra minha vida irá se cumprir, no tempo d’Ele, se for ser cantor ou algo do tipo, Ele me mostrará. No momento, só penso em trabalhar na minha área de formação (Administração). Não tenho intento de ser cantor.  
20- Você atualmente é o único administrador dos canais? Pretende colocar mais gente nisso? Sou, sou o único mesmo. Não, pretendo colocar ninguém não. Construí tudo sozinho, com muito esforço (embora minha intenção não fosse nada disso, quando comecei). E também gosto muito das coisas no canal “do meu jeito”, acho que não daria certo por outra pessoa nisso. Se fosse no blog, talvez até poderia, mas no momento, prefiro continuar “sozinho” também. Embora tenha sempre o auxílio das pessoas que veem os vídeos ou leem o blog, que me dão muitas sugestões e tudo mais. Sou muito grato a todos. Agora na página do Facebook tenho uma equipe ótima de colaboradores. Sem eles, a página não estaria como está hoje. São eles: Eric Leuthier, Saimon Oliveira, Paulo Henrique, Bruno Luiz, Miguel Oliveira, José Fernandes e Elih Lopez.    
21- Qual foi o vídeo que engrenou e o tornou este fenômeno da internet? Vixe, fenômeno? Não acho que chego a tanto (risos). Assim, realmente não sei, até porque não me considero um “fenômeno”, apesar de meu canal ser o maior do Brasil no ramo de extensões vocais e estar no nível dos internacionais, em visualizações e inscritos. Acho que o que “me popularizou” foram compilações, ou seja, vídeos com várias cantoras gospel indo de graves a agudos. Ao menos, estes foram os primeiros vídeos que eu, navegando pelo “finado Orkut”, vi sendo compartilhados em comunidades e bem comentados. Lembro até que um menino chegou pra mim no Orkut e disse: “Você que é o JJLopesz?”. Vale lembrar que hoje eu mudei o nome do canal pra “Extensão e Análise Vocal”.  
22- Você tem noção do quanto seus vídeos são assistidos, principalmente por público jovem, usados em palestras para ministério de louvores? Não sabia. Fico feliz em saber, achei que servia mais de entretenimento, pra quem tem curiosidade do alcance vocal de algum artista.  
23- Qual foi a maior surpresa que já teve com a confecção destes vídeos? Sem dúvidas, o vídeo do Jotta A chegar a marca de mais de 200 mil visualizações. Em menos de 2 dias já estava com mais de 50 mil, aquilo me surpreendeu (hoje também surpreenderia). Outra surpresa é um vídeozinho que tenho, batalha vocal da Sandy, Lydia Moisés e Marjorie Estiano, 1 minuto de duração mais ou menos e mais de 150 mil visualizações. Tão curto, mas tão valioso (risos).
24- Em sua opinião, qual o futuro desses canais e blogs? Se Deus quiser, continuar crescendo.
25- Muitos pensam que sua vida é somente blog e vídeos, fale um pouco do Joatan por trás dos vídeos. Como é a sua vida, o dia a dia? Puxada, normal (risos). Estudos, outros projetos, Igreja, lazer, etc. coisas da vida normal de um jovem.  
26- Fale um pouco ministerialmente, você é evangélico? Participa de alguns setores da igreja? Qual o seu hábito religioso? Sou cristão sim, evangélico. Não tenho hábitos religiosos, pois acho que seguir a Deus não é seguir uma religião ou praticar ações por costume, como ter de ir aos cultos todos os domingos, por exemplo (não tô dizendo que não vou – risos). De ministérios, participo dos de Evangelismo/Visitação, Louvor e Teatro. Também tenho um projeto de estudar canto na minha Igreja – Igreja Cristã Evangélica.  
27- Você que ouve muitas músicas, sugira algumas para nossos leitores. Vou sugerir bandas/artistas, ao invés de músicas: Palavrantiga, Renato Vianna, Melk Villar, Eli Soares, Gabriela Rocha, Priscilla Alcântara, Anderson Freire, Arianne, Preto no Branco, Oficina G3. No momento, esses me vieram à cabeça, vale a pena ouvi-los e com certeza merecem um maior destaque no cenário gospel.
 28- Sobre uma enquete que fez no seu blog, se surpreendeu com os candidatos que venceram? Não, quando fiz, já previa que iria ser mais ou menos aquilo que foi. Mas acho que alguns ganharam não por “mérito”, mas por maior quantidade de fãs. Não me matem, fãs, vou nem citar nomes (risos).
29- Existem diferenças entre a Música gospel brasileira e a americana? A principal é quanto à abrangência das mesmas. Em termos de proporção, acho que no Brasil, há mais espaço pra “música gospel” do que a música americana cristã tem em seu país. Não sei se é apenas impressão minha.  
30- Para amanhã, quais seriam, em sua opinião, as vozes que prometem surpreender no meio gospel? No meio gospel ou mesmo no secular, muitas vozes já tem mostrado a que vieram. É o caso de muitos artistas revelados no programa de “calouros” do Raul Gil, especialmente. Nesse caso, quem acho que tem carreiras promissoras são Brenda, Renato Vianna, Michely Manuely, Elyssa Gomes, dentre outros da nova geração, que tem um nível musical muito bom e vozes que ainda têm muito a serem trabalhadas. Resumindo, cantam demais. Também não poderia deixar de citar Anderson Freire, que apesar de ter carreira mais longa que os que eu citei, tem carreira solo ainda recente, relativamente. Além deles, Arianne, Gabriela Rocha, dentre outros. Sei que a maioria dos citados já são bastante conhecidos, mas quando os menciono, me refiro à construção de uma carreira  longa e firmada, como grandes nomes: Cristina Mel, Cassiane, Aline Barros, Fernanda Brum, Ana Paula Valadão, etc.  
31- Sobre a Música gospel brasileira, qual a sua opinião? Está num nível musical bom, mas tem perdido a essência em muitas letras, que só falam em milagre aqui, milagre acolá; e muitas não trazem a principal mensagem que o mundo precisa ouvir: a do arrependimento, entrega a Cristo, adoração a Deus, reconhecimento da Soberania e Majestade d’Ele. Música cristã não deve ser um mercado nem uma canção de autoajuda e exaltação humana, como tem sido, ultimamente. Todo o Louvor deve ser para Deus, Ele é o Senhor. Mas muitos têm escrito canções que mais O tratam como o servo e nós, os senhores.
32- Para os jovens que gostam de música, e são claramente influenciados pelos seus vídeos, o que você tem a dizer? Deixe um recado para seus seguidores e “fãs”. 
Hum, continuem de olho no meu canal e no meu blog, se quiserem, claro (risos). Aos meus fãs? Não sei se tenho fãs mesmo (se tiver, obrigado), acho que sou chato demais pra ter fãs. Um abraço a todos e obrigado a você pelo convite e entrevista, fico muito feliz. Que Deus continue abençoando a todos.

E essa foi a nossa entrevista com Joatan Gomes deixo mais uma vez meu agradecimento por essa participação e que Deus abençoe muito, o Homem da extensão vocal, se você ficou curioso a respeito do seu cantor favorito, ou sobre o trabalho dele não perca tempo acesse já:

►► BLOG ANALISE E EXTENSÃO VOCAL
►► FACEBOOK
►► TWITTER
►► BANCO DE DADOS VOCAL