Menu
quinta-feira, 24 de novembro de 2011
Curso de batalha espiritual (Pr. Ezequias Costa)- PARTE 8 FINAL
Curso de batalha espiritual (Pr. Ezequias Costa)- PARTE FINAL
8
Os índios criam que as florestas eram infestadas de espíritos, que tomavam o corpo de animais, ou membros das tribos, vivos ou mortos.
Tupã, o deus trovão, herói místico, foi considerado pelos missionários jesuítas, como o Deus cristão.
As razões das secas, das enchentes, dos desastres, das doenças eram atribuídas aos espíritos maus (demônios).
Jurupira, o diabo. Saci-pererê, o mensageiro dos mortos. O curupira, protetor dos segredos da floresta.
Os padres jesuítas não conseguiram destruir essas crenças, até hoje presente na vida do povo simples, nas lendas e nos folclore, temidos com obsessão.
6.OS DEUSES AFRICANOS
1. Os escravos não foram totalmente integrados na casa grande dos senhores portugueses. Criou-se então o Catolicismo Branco e o Catolicismo Negro.
Participaram da religião, mas como seres inferiores. Os senhores brancos e os escravos não se misturavam nas festividades.
Os escravos negros através dos seus tambores, estavam ligados à África apesar da distância e do oceano que fazia a separação.
2. Celebrações. Visavam a toda a Casa Grande. Mas a família do Patriarca raramente se misturava com os escravos. Assim os africanos tinham maiores oportunidades para reproduzir suas expressões culturais e religiosas em suas celebrações
3. Confrarias. Uma das maneiras de os africanos sobreviverem como nação e de preservarem seus valores foi a organização das Confrarias. Tornaram-se em oportunidade de expressar protesto contra a classe dominadora. Vemos um paralelo muito grande entre Confraria e o Candomblé. Muitos dos costumes africanos foram revividos nas Confrarias, e foram adulterados, começo o processo de mistura do Catolicismo com as afro-religiões.
4. O Catolicismo morno e suave tornou-se o lugar de encontro e confraternização das duas culturas. A Igreja Católica, uma religião de luxo, só cheia de exteriores, facilitou a sobrevivência de muitas práticas das religiões africanas./
5. A imensa legião de santos da Igreja Católica foi assimilada pelos africanos, que passou a chama-los de orixás. Para cada caso e cada necessidade havia um santo. O mesmo acontecia com os orixás.O Candomblé é o resultado da mistura dos deuses africanos com os santos católico
Considerações
todas as postagens foram retiradas de um pdf entitulado:
curso_de_batalha_espiritual
o blog não se reponsabiliza por qualquer erro ou declaração incorreta contida nas oito postagens anteriores descritas como: Curso de batalha espiritual (Pr. Ezequias Costa)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário