Menu

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Sete céus: 1-Vellum, 2-Expansum, 3-Nubes, 4-Habitaculum,5-Habitatio,6-Sedes Fixa, 7-Araboth

Em religiões como Hermetismo, Gnosticismo, Judaísmo e Islamismo, existe uma tradição de que o universo pode ser categorizado em Sete Céus ou Reinos. 

O número sete simbolicamente representa a completude perfeita em referências bíblicas, como nos sete dias da semana, os sete olhos e chifres do Cordeiro de Deus no Apocalipse, a sétima geração de Adão, Lamech, que era completamente perverso e Enoque que andou com Deus.Os judeus classificavam os céus da seguinte maneira: 1-Vellum, 2-Expansum, 3-Nubes, 4-Habitaculum,5-Habitatio,6-Sedes Fixa, 7-Araboth.

 Devido há inúmeras traduções e significados, as vezes podem variar em escrita, porém o seu valor simbólico sempre e mantido por igual, veja agora as referencias e trechos que falam sobre esses sete céus, biblicamente:






· Vilon (וילון), veja também (Isaías 40:22)
·  Raki'a (רקיע), veja também (Gênesis 1:17)
·  Shehaqim (שחקים), veja (Salmos 78:23)
·  Zebul (זבול), veja (Isaías 63:15, I Reis 8:13)
·  Ma'on (מעון), veja (Deuteronômio 26:15, Salmos 42:9)
·  Machon (מכון), veja (I Reis 7:30, Deuteronômio 28:12)
·  Araboth (ערבות), o sétimo céu onde os Ofanins (ou Tronos na mitologia cristã) e os Hayyoth (ou Serafins na mitologia cristã) residem.

Porém normalmente são divididos em  três céus. A Bíblia faz referência aos três céus seguintes: 1. A atmosfera à volta da Terra – que é a habitação dos pássaros do céu (Jeremias 4:25; Ezequiel 38:20; Hoséas 2:17; Mateus 6:26, 13:32). 2. O céu estrelado (Salmo 8:4; Ezequiel 32:7; Mateus 24:29; Apocalipse 8:10). 3. O terceiro céu – que é o mais alto, onde Deus reside (Lucas 2:14; 2 Coríntios 12:2-4; Efésios 4:10).

PRIMEIRO CÉU: O FIRMAMENTO. o céu "auronos", "atmosférico" ou "aéreo" (o céu das aves, dos ventos e das nuvens) - Salmo 8,9; aquele em que voam as aves, onde estão as nuvens, etc. (Mt 6.26) céus cósmicos (atmosféricos, planetários, espaço indubitavelmente físico); são um só... atmosfera, troposfera... tudo isso a Bíblia denomina céus... as aves dos céus, as estrelas dos céus, as nuvens dos céus... Deus criou três céus, mas o primeiro céu é visível e está ao nosso alcance, ou seja, até aonde nossa visão humana pode alcançar e se chama Firmamento. Gn. 1: 7 e 8.


O Primeiro céu, o firmamento, Deus fez para toda a humanidade, para crente ou não crente. Todos têm acesso a este céu. Mt. 5: 44 e 45.
Lógico que além do homem se beneficiar com o céu, o firmamento, Deus o fez para a sua glória, e para que o homem independente de raça, cor ou credo O glorificassem e saber que existe um Criador que criou todas as coisas. Is. 42: 8; Sl. 19: 1.
O homem comum pode olhar para o céu, o firmamento, e achar muito bonito, e também glorificar a Deus, mas na maioria das vezes o homem não glorifica a Deus pelo céu, firmamento. Rm. 1: 18-32; Is. 44: 6-25.

É o lugar onde se encontram os Anjos e os demônios os quais não podemos ver com olhos humanos. Onde Satanás e seus demônios planejam as suas estratégias, para derrubar os crentes e destruir igrejas inteiras. Mas também é o lugar onde os Anjos de Deus estão a todo o momento preparado para nos defender. I Pd. 5: 8; Sl. 34: 7 e 8.

Podemos até entender biblicamente este assunto apenas lendo, mas conhecer este mundo, entrar nele, fazer a diferença nele, assim como fez Daniel. Somente com uma mudança de vida. Crente com visão carnal não podem compreender isto. I Co. 2: 14. Somente com uma postura Espiritual podemos fazer parte deste Reino. I Co. 2: 6-16.

É impossível um crente que vive de forma carnal, que não deixa a Palavra de Deus produzir mudança em sua vida, fazer parte deste Céu, Região Celeste. Rm. 8: 1-8; Gl. 5: 16-21.
A melhor maneira de entrarmos no segundo céu, região celeste, e alcançarmos as promessas, profecias e as bênçãos para as nossas vidas são jejuar, orar, e muita Palavra de Deus, e muita fé no invisível. Lc. 2: 36-38; I Ts. 5: 17; Sl. 119: 11 e 1o5; II Co. 5: 7; Hb. 11: 1.
Também é no segundo céu, região celeste, que nós temos contato com Deus, é neste céu que nós recebemos informações, revelações e correção de Deus para as nossas vidas através do Espírito Santo. Rm. 8: 26 e 27; Ap. 2: 7.


SEGUNDO CÉU: AS REGIÕES CELESTES. o céu "mesoranios", dito "o firmamento" (o céu das estrelas e dos astros) - Salmo 8,4; Deuteronômio 4,19; o espaço onde estão as "estrelas do céu"(Mt 24.29) céus místicos/angelista -onde satanás faz seu ninho, delibera suas ordens, impera sobre seus súditos, arquiteta seus ataques, intervêm nas nossas orações, guerreia suas hostes do mal contra as forças do bem, numa batalha espiritual sem tréguas, longe dos olhos humanos e científicos, numa esfera e âmbito puramente espiritual; a milhões e milhões de quilometros dos céus estratosféricos, - Efésios 6.12; sua queda de lá está profetizada em Apocalipse 12.7-17. Em Daniel 10.9-13 aquela guerra para que as orações de Daniel não fossem atendidas foram travadas nas regiões celestiais. Isso é fato! Ef. 6: 10-12. As regiões celestes, mais conhecidas como o segundo céu, não pode ser visto com olhos carnais. É um céu onde se encontram tudo o que é Espiritual, o Reino de Deus é Espiritual. Lc. 17: 20. E também onde os anjos de Deus travam as batalhas Espirituais com Satanás e seus demônios. Ap. 12: 7; Dn. 10: 1-13.



TERCEIRO CÉU: O CÉU DOS CÉUS. o céu "eporanios", "superior" ou "Céu dos céus" (a morada de Deus, e muito possivelmente o Paraíso) - cf. Salmo 115.O PARAISO, II Co. 12: 1 ao 4. Terceiro céu, o Céu dos Céus, lugar que Deus fez para a sal habitação, lugar que Deus escolheu para colocar o seu Trono. Dt. 26: 15; Is. 66: 1; Is. 63: 14 e 15; Sl. 47: 8; Sl. 103: 19.
Embora que a Bíblia diga que Deus é Onipresente, e Ele enche toda a Terra, e está em todo lugar. Mas o Céu dos Céus é o lugar do seu repouso, de descanso. Sl. 139: 1-10; Jr. 23: 23 e 24; Gn. 2: 1-3; Hb. 4: 1-4.
Lugar onde Deus observa toda a Terra, onde continuamente Deus olha os filhos dos homens. Sl. 11: 4; II Cr. 16: 9.É um lugar que nem com os olhos Espirituais podemos enxergar, é um lugar onde nem com toda a nossa santidade, espiritualidade, podemos entrar. Somente Deus, por Sua Soberana Vontade pode nos fazer ver o Céu dos Céus.m (paraíso). Ap.4: 1 e 2; Is. 6: 1-7; II Co. 12:1-9.

Mas é o lugar onde está preparada a cidade feita só para nós. Ap. 21: 1-11; Hb. 12: 14-22.Um lugar que com certeza um dia iremos morar. Porque Jesus foi preparar um lugar para nós.Jõ. 14: 1-3.


Fontes:

http://www.bibleguidance.co.za/PortStudy/BIBLEST%20Port%20Les%2016.htm
http://doutrinas.blogspot.com.br/2011/01/ceu.html
https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20091122082455AAYHjvZ
http://www.palavrasdavida.com.br/estudos/entendendoosceuseoceudosceus.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sete_C%C3%A9us
http://www.priberam.pt/DLPO/c%C3%A9u

domingo, 23 de novembro de 2014

Vídeo Postagem Episódio 2- Curiosidades sobre a Terra (Criacionismo)


Este é o Segundo  episódio do Programa Ismael Deal e nossa vídeo postagem, cujo tema acompanha as postagens "A terra e sua criação (Criacionismo)" "O dia em que o sol parou" e "O dia em que a terra foi destruída" . Espero que gostem. Logo, logo, será postado o próximo episódio do Programa, então fiquem atentos e não percam!
Para saberem mais informações, leiam as postagens  e nos siga no Para saberem mais informações, leiam as postagens  e nos siga no Twitter, InstagranFacebook Canal no YouTube.

Ps:  Curtam o vídeo e comentem, sugiram outros temas pois, responde-los será um prazer...

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Postagem bônus: O dia em que a terra foi destruída

O DILÚVIO 




"Então, disse Deus a Noé: O fim de toda carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra.  Faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume. E desta maneira farás: de trezentos côvados o comprimento da arca, e de cinqüenta côvados a sua largura, e de trinta côvados a sua altura. Farás na arca uma janela e de um côvado a acabarás em cima; e a porta da arca porás ao seu lado; far-lhe-ás andares baixos, segundos e terceiros". Gênesis 6:13-16
 "Deus deu a Noé as dimensões exatas da arca, e instruções explícitas com relação à sua construção em todos os pormenores. A sabedoria humana não poderia ter concebido uma estrutura de tão grande resistência e durabilidade. Fora Deus que fizera a planta da mesma, e Noé o construtor-chefe. Foi construída semelhante ao casco de um navio, para que pudesse flutuar sobre a água; mas nalguns sentidos muito mais se parecia com uma casa. Tinha uma altura de três andares, com apenas uma porta, que ficava ao lado. A luz entrava por cima, e os diversos compartimentos eram de tal maneira arranjados que todos eram iluminados. O material empregado na construção da arca era o cipreste, ou madeira de Gofer, a qual estaria isenta de apodrecimento durante centenas de anos. 
Durante sete dias depois que Noé e sua família entraram na arca, não apareceu sinal da tempestade vindoura. Fora durante este tempo provada a sua fé. Foi um tempo de triunfo para o povo, lá fora. A aparente demora confirmava-os na crença de que a mensagem de Noé era uma ilusão, e de que o dilúvio jamais viria. Apesar das cenas solenes que haviam testemunhado, a saber, os animais e as aves entrando na arca, e o anjo de Deus fechando a porta, continuaram eles ainda com seu divertimento e orgia, fazendo mesmo zombaria daquelas assinaladas manifestações do poder de Deus. Reuniam-se em multidões em redor da arca, escarnecendo dos que dentro se encontravam, com uma arrogante violência a que nunca antes se haviam arriscado.  Mas, ao oitavo dia, nuvens negras se espalharam pelo céu. Seguiram-se o murmúrio do trovão e o lampejo do relâmpago. Logo, grandes gotas de chuva começaram a cair. O mundo nunca havia testemunhado coisa alguma semelhante a isto, e o coração dos homens foi tocado pelo medo. Todos estavam secretamente indagando: "Será que Noé tinha razão e que o mundo está condenado à destruição?"  Cada vez mais negros se tornavam os céus, e mais rápida vinha a chuva. Os animais estavam vagueando de um lado para outro no mais desenfreado terror, e seus gritos discordantes pareciam lamentar seu próprio destino e a sorte dos homens. Então "se romperam todas as fontes do grande abismo, e as janelas do céu se abriram". Gên. 7:11. A água parecia vir das nuvens em grandes cataratas. Os rios romperam os seus limites, e inundaram os vales. Jatos de água irrompiam da terra, com força indescritível, arremessando pedras maciças a muitos metros para o ar; e ao caírem, sepultavam-se profundamente no solo. Patriarcas e Profetas - O Dilúvio - EGW


"E lembrou-se Deus de Noé, e de todo animal, e de toda rês que com ele estava na arca; e Deus fez passar um vento sobre a terra, e aquietaram-se as águas. Cerraram-se também as fontes do abismo e as janelas dos céus, e a chuva dos céus deteve-se. E as águas tornaram de sobre a terra continuamente e, ao cabo de cento e cinqüenta dias, as águas minguaram. E a arca repousou, no sétimo mês, no dia dezessete do mês, sobre os montes de Ararate." Gênesis 8:1-4

Fontes:

http://www.gotquestions.org/Portugues/dias-da-criacao.html#ixzz3BuKbLmNY
https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080813154513AAJ2jQn
http://www.codigodabiblia.com/2012/07/josue-10-1-13-14.html
http://segredosdaarqueologiabiblica.blogspot.com.br/2011/01/o-diluvio.html

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Postagem bônus: O dia em que o sol parou


Click aqui e assista o vídeo sobre a essa postagem
Josué: 10:13-14 - O DIA EM QUE O SOL PAROU

Havia muitos inimigos a liquidar ainda, no entanto,  já era meio-dia. 
Lembrem-se de que na época não havia fuzis com mira laser e visão noturna nem binóculos com infravermelho. 
Josué mostrava-se frustrado ante a perspectiva de ter que interromper a batalha com a chegada da noite, e retomá-la apenas na manhã seguinte. 
No dia em que o SENHOR deu a vitória aos israelitas na luta contra os amorreus, Josué foi falar com Deus. 
Logo em seguida, na presença dos israelitas, disse: 
_ Sol, fique parado sobre Gibeão! Lua, pare sobre o vale de Aijalom!"
E o inacreditável aconteceu: o sol ficou parado no meio do céu, e a lua sobre o vale de Aijalom. 
Pera aí... Você pode estar se perguntando... O sol parou? Como isso pode ter acontecido?
Não. Não foi o sol que parou...
Para os antigos, a terra não girava em torno do sol, para eles a terra era achatada, eles sequer imaginavam que houvesse o movimento de rotação ou translação. 
A Bíblia fala de uma perspectiva humana, ou seja, para o escritor Josué, o sol, de fato parou. 
Quando Josué escreveu o relato, colocou as palavras do nosso ponto de vista, para que os leitores pudessem entender melhor.
Hoje também, falamos que o sol nasce e se põe, ou que o sol não nasceu hoje, são expressões que usamos normalmente, mas sabemos que o sol nunca se põe, e não nasce e morre, mas sim a terra é que gira em torno do sol.
Imagine bem se o escritor escrevesse: ENTÃO ORDENOU JOSUÉ E O MOVIMENTO DE TRASLAÇÃO DA TERRA SOFREU UMA PARADA REPENTINA E A TERRA CESSOU SEU GIRO EM REDOR DO SOL. 
Meu amigo, o livro de Josué nem chegaria até nós, seria queimado pelos judeus ortodoxos, pois, para eles, seria coisa de bruxo ou do demônio. 
A Bíblia, e isso é muito importante compreender, fala em linguagem antropomórfica, ou seja, de uma perspectiva humana. 
Ela não trata de fatos sob o ponto de vista científico, senão, ninguém entenderia na época.
È importante ressaltar também, que Josué não mandou, mas sim OROU, e simplesmente o milagre aconteceu.
Josué, através da oração, alcançou o que pediu a Deus, que o sol parasse.
Portanto, não foi Josué quem mandou o sol parar, mas sim Deus, como resposta do que Josué pedira.


Fontes:
http://www.gotquestions.org/Portugues/dias-da-criacao.html#ixzz3BuKbLmNY
https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080813154513AAJ2jQn
http://www.codigodabiblia.com/2012/07/josue-10-1-13-14.html
http://segredosdaarqueologiabiblica.blogspot.com.br/2011/01/o-diluvio.html

sábado, 8 de novembro de 2014

A terra e sua criação (Criacionismo)


A terra


A Bíblia nos mostra algumas informações sobre o planeta onde nós vivemos, Deus idealizou, criou, formou e mais uma vez Criou seres. Mas o que aconteceu exatamente durante essa semana de criação?  Veja agora...


Dia 1 da Criação (Gênesis 1:1-5)


Deus criou os céus e a terra. "Os céus" referem-se a tudo que vai além da terra, ou seja, o espaço sideral. A terra está feita, mas não formada de forma alguma, embora a água esteja presente. Deus, então, fala "Haja luz". Ele separa a luz da escuridão e chama a luz de "dia" e a escuridão de "noite". Esse trabalho criativo ocorre da noite até a manhã - um dia.


Dia 2 da Criação (Gênesis 1:6-8)


Deus cria o céu. O céu forma uma barreira entre a água sobre a superfície e a umidade do ar. Neste ponto, a terra teria uma atmosfera. Este trabalho criativo ocorre em um dia.


Dia 3 da Criação (Gênesis 1:9-13)


Deus cria a terra seca. Os continentes e ilhas estão acima da água. As grandes massas de água são chamadas de "mares" e a porção seca é chamada de "terra". Deus declara que tudo isso é bom.

Deus cria toda a vida vegetal grande e pequena. Ele cria essa vida para ser auto-sustentável; as plantas têm a capacidade de se reproduzir. Elas foram criadas em grande diversidade (muitos "tipos"). A terra era verde e cheia de plantas. Deus declara que este trabalho também é bom. Este trabalho criativo leva um dia.


Dia 4 da Criação (Gênesis 1:14-19)


Deus cria todas as estrelas e corpos celestes. O movimento destes vai ajudar o homem a acompanhar o tempo. Dois grandes corpos celestes são feitos em relação à terra. O primeiro é o sol, que é a principal fonte de luz, e a lua, que reflete a luz do sol. O movimento destes corpos distingue o dia da noite. Este trabalho também é declarado por Deus como sendo bom e também leva um dia.


Dia 5 da Criação (Gênesis 1:20-23)


Deus cria toda a vida que vive na água. Qualquer vida de qualquer espécie que vive na água é feita neste momento. Deus também cria todos os pássaros. A linguagem permite que este pode ser o momento em que Deus fez os insetos que voam também (ou, se não, eles foram feitos no sexto dia) Porém a Bíblia não é clara quanto a isso. Todas estas criaturas são feitas com a capacidade de perpetuar as suas espécies através da reprodução. As criaturas feitas no Dia 5 são as primeiras abençoadas por Deus. Deus declara este trabalho bom, e isso ocorre em um dia.


Dia 6 da Criação (Gênesis 1:24-31)


Deus cria todas as criaturas que vivem em terra firme. Isto inclui o homem e todo tipo de criatura não formada nos dias anteriores. Deus declara este trabalho bom.

Deus, então, diz a consigo mesmo: "Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança" (Gênesis 1:26). Esta é uma revelação explícita da Trindade, que faz parte da sua fundação, já que Deus revela um "nós" dentro da Divindade. Deus cria o homem, e o homem é feito à imagem de Deus (ambos os homens e mulheres possuem esta imagem) e é especial acima de todas as outras criaturas. Para enfatizar isso, Deus coloca o homem em posição de autoridade sobre a terra e sobre todas as outras criaturas. Deus abençoa o homem e ordena-lhe a se reproduzir, encher a terra e sujeitá-la (trazê-la sob a legítima gestão do homem como autorizada por Deus). Deus anuncia que o homem e todas as outras criaturas devem comer apenas plantas. Ele não vai rescindir esta restrição dietética até Gênesis 9:3-4.

O trabalho criativo de Deus está completo no final do sexto dia. Todo o universo em toda a sua beleza e perfeição foi totalmente formado em seis dias literais, Acredito eu que seguidos e de 24 horas (uma manhã e uma noite cada um). Na conclusão de Sua criação, Deus anuncia que tudo é muito bom.


Dia 7 da Criação (Gênesis 2:1-3)


Deus descansa. Isso de forma alguma indica que Ele estava cansado dos seus esforços criativos, mas denota que a criação está completa. Além disso, Deus está estabelecendo um padrão de um dia de descanso a cada sete dias. Guardar este dia acabaria sendo uma característica distintiva do povo escolhido de Deus (Êxodo 20:8-11).


Para assistir a vídeo postagem click aqui.

Bibliografia


http://www.gotquestions.org/Portugues/dias-da-criacao.html#ixzz3BuKbLmNY
https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080813154513AAJ2jQn
http://www.codigodabiblia.com/2012/07/josue-10-1-13-14.html
http://segredosdaarqueologiabiblica.blogspot.com.br/2011/01/o-diluvio.html

sábado, 1 de novembro de 2014

Vídeo Postagem Episódio 1- O inferno




Este é o primeiro episodio do Programa Ismael Deal e nossa vídeo postagem, cujo tema acompanha as postagens "Três infernos" e "Postagem Bônus O inferno". Espero que gostem. Logo, logo, será postado o próximo episódio do Programa, então fiquem atentos e não percam!
Para saberem mais informações, leiam as postagens  e nos siga no Para saberem mais informações, leiam as postagens  e nos siga no Twitter, InstagranFacebook Canal no YouTube.

Ps:  Curtam o vídeo e comentem, sugiram outros temas pois, responde-los será um prazer...