Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo;
Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos.
E ele lhe disse: Senhor, estou pronto a ir contigo até à prisão e à morte.
Mas ele disse: Digo-te, Pedro, que não cantará hoje o galo antes que três vezes negues que me conheces.
Contextualizando
Quando Jesus fala aqui com Pedro fala duas vezes, para reforçar que estava falando sério repete pelo nome ao qual ele mesmo havia trocado Mateus 16.17, enfocando mais uma vez que se tratava de algo sério ao qual, Pedro devia ter atenção, repreendendo a auto confiança carnal de Pedro.
Satanás “vos” pediu, quando ele usa esse verbo, podemos notar que satanás não pediu somente a Simão mas também a todos os demais presentes.
Roguei por ti, este rogar novamente torna-se a Pedro, embora ele tenha orado pelos demais, enfoca novamente a Pedro, numa forma de encorajar os demais.
Para que que a tua fé não desfaleça, Apesar de logo após pedro haver fracassado ele nunca teve sua fé destruida que oração maravilhosa e que cuidado este de Jesus.
Reflexão
Vamos nos ater a palavra “Cirandar” o inimigo todo dia está procurando brechas em nós um modo diferente de tentar “sambar em nossas vidas.” I Pedro 5.8 Sede sóbrios e vigiai. Vosso adversário, o demônio, anda ao redor de vós como o leão que ruge, buscando a quem devorar. O próprio Pedro nos Instrui vigiar.
Mas nem sempre percebemos o agir, se faz necessário saber que ele está sempre tentando procurar permissões com Deus pra nos destruir. Jó 2:1,2 Ora, um dia em que os filhos de Deus se apresentaram diante do Senhor, Satanás apareceu também no meio deles na presença do Senhor.
O Senhor disse-lhe: De onde vens tu? Andei dando volta pelo mundo, respondeu Satanás, e passeando por ele.
Este mundo está dominado por ele “O inimigo” I João 5:19 Sabemos que somos de Deus, e que o mundo todo jaz sob o Maligno. Quando conhecemos a Deus e nos entregamos a sua vontade automaticamente somos protegidos Deus, Salmos 91:11 porque aos seus anjos ele mandou que te guardem em todos os teus caminhos.
Mas se começamos a abrir brechas e sermos auto confiantes, ele nos alerta assim como alertou a pedro neste episódio em Lucas, Que o espírito mau, sai da vida de uma pessoa, ele vaga pela terra e pode crer que procurando vingança, e uma oportunidade para voltar, ronda, ronda, ronda… E quando percebe que existe uma brecha ele volta com 7. ou seja 8 espíritos voltam e finalmente começam a cirandar na vida daquele indivíduo Mateus 12.45 Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e são os últimos atos desse homem piores do que os primeiros. Assim acontecerá também a esta geração má.
Conclusão
Podemos então concluir que, apesar do adversário tentar a todo instante cirandar na nossa vida só poderá nos afetar quando olhar em nós e ver pelo menos as obras da carne descritas em Galátas 5.19-26, Deus ordena vigia!
Mas, nem tudo é só luta podemos crer que apesar de termos os olhos do mal a todo momento tentando nos procurar não posso concluir sem antes te avisar que: Romanos 8.37 Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.