Menu

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Icabode - Quando a glória de Deus se vai...

E, estando sua nora, a mulher de Finéias, grávida, e próxima ao parto, e ouvindo estas notícias, de que a arca de Deus era tomada, e de que seu sogro e seu marido morreram, encurvou-se e deu à luz; porquanto as dores lhe sobrevieram.
E, ao tempo em que ia morrendo, disseram as mulheres que estavam com ela: Não temas, pois deste à luz um filho. Ela porém não respondeu, nem fez caso disso.
E chamou ao menino Icabode, dizendo: De Israel se foi a glória! Porque a arca de Deus foi tomada, e por causa de seu sogro e de seu marido.
E disse: De Israel a glória é levada presa; pois é tomada a arca de Deus.

Temos talvez aqui, um dos piores episódios em efeito dominó descritos no antigo testamento, está mulher viu diante de seus olhos uma serie de desgraças em serie. Através do que ela viu podemos tirar lições sobre a glória de Deus, sobre nossas vidas.
Sabemos que a Glória de Deus não são pessoas, mas está sobre pessoas enquanto estiverem na presença de Deus, Deus mesmo diz em Isaías 42:8  Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei.
Deus não recebe a glória que os homens dão, pois a glória dadas por homens muitas vezes são falsas glórias. Eles dizem ‘glórias a Deus’, mas no fundo os seus corações se enchem de orgulho pelo que realizaram. A glória dos homens é como uma barganha que leva a uma divida. João 5:41 Eu não recebo glória dos homens; Ele não recebe a glória de homens, mas gosta de ser glorificado pela sua grandeza. Glorificar é honrar e agradecer somente a Deus. Isaías 42:12 Dêem a glória ao Senhor, e anunciem o seu louvor nas ilhas.
Mas voltando ao episódio da nora de Eli, em um mesmo dia ela viu a perda da presença de Deus no meio do povo (a Arca), a perda da ponte entre Deus e o povo (o sacerdote), a perda de seu representante (Finéias - seu esposo) e a perda da sua esperança de futuro (Hofni - seu cunhado). Mulheres viúvas acabavam sendo desprezadas, ainda mais, no caso dela a qual perdera seu sogro e cunhado, e dadas as circunstancias as quais a sua família havia ocasionado esses infortúnios jamais seria bem vista no meio do povo.
A Bíblia nos exorta a não temer más noticias Salmos 112:7 Não temerá maus rumores; o seu coração está firme, confiando no Senhor. Com certeza o coração desta mulher não estava em Deus, mas sim, na perda da presença dele ( a Arca), e sua confiança estava abalada pela perda de seus queridos (seu sogro, seu esposo e seu cunhado).
Foram tantas desgraças em serie que ela acabou dando à luz prematuramente. Estava tão desnorteada com tanta coisa que não teve prazer em seu filho, ela teve uma depressão pós parto e na soma de tantas coisas ruins lhe deu o nome da pior coisa que havia acontecido naquele momento (ICABOTE) “se foi a Glória de Deus”. Isso nos ensina que apenas três pessoas pode retirar a Glória de Deus do meio de um povo todo.
Para a Glória de Deus, ser manifestada na terra, e encher o templo Ezequiel 43:5 E levantou-me o Espírito, e me levou ao átrio interior; e eis que a glória do SENHOR encheu a casa. Lembrando que somos também templo e temos que abrigar a gloria de Deus 1 Coríntios3:17 Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.  É necessário observamos alguns itens destacados nesse infortúnio da esposa de Finéias:
  1. Temos dado atenção a Presença de Deus? Salmos 105:4 Buscai ao Senhor e a sua força; buscai a sua face continuamente.
  2. Estamos sendo sacerdotes limpos e íntegros diante de Deus?Eclesiastes 9:8  Em todo o tempo sejam alvas as tuas roupas, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça.
  3. Nós maridos e esposas temos amado e respeitado como Cristo amou a igreja, temos amado o próximo? 1 João 4:21 E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão.  Efésios 5:25  Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,
  4. Valorizamos as benção que Deus nos dá, ou sucumbimos diante das adversidades Efésios 5:20 Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo;
Finalizando, mesmo como pecadores e na nossa natureza não tendo a glória de Deus Romanos 3:23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;é desejo de Deus manifestar sua glória a nós, mediante os pontos apontados.Provérbios 25:2 A glória de Deus está nas coisas encobertas; mas a honra dos reis, está em descobri-las. Sejamos firmes em meio as adversidades do caminho, e não deixemos que a Glória de Deus se vá. Que a glória de Deus seja presa a nós, e nunca ICABODE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário